Alteração no Código de Processo Civil conferiu eficácia de título executivo aos documentos assinados eletronicamente - CMT Adv - Carvalho, Machado e Timm Advogados
Pular para o conteúdo
Início » Alteração no Código de Processo Civil conferiu eficácia de título executivo aos documentos assinados eletronicamente

Alteração no Código de Processo Civil conferiu eficácia de título executivo aos documentos assinados eletronicamente

Autora: Vitória de Oliveira Passini

No mês de julho de 2023, foi sancionada a Lei 14.620/2023 que prevê, entre outras medidas, a alteração do artigo 784 do Código de Processo Civil.

O referido artigo, agora, conta com o acréscimo do parágrafo quarto, que assim dispõe:

§ 4º: Nos títulos executivos constituídos ou atestados por meio eletrônico, é admitida qualquer modalidade de assinatura eletrônica prevista em lei, dispensada a assinatura de testemunhas quando sua integridade for conferida por provedor de assinatura.

Com o acréscimo deste parágrafo, os títulos executivos podem ser constituídos por meio eletrônico, sendo admitida qualquer modalidade de assinatura eletrônica prevista em lei. Significa, portanto, que a assinatura eletrônica certificada por uma entidade não credenciada na ICP-Brasil não retira mais a eficácia executiva do documento.

Anteriormente, existiam discussões a respeito da eficácia executiva de documentos assinados digitalmente por meio de plataformas que não possuíam prévio credenciamento na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Agora, a questão restou pacificada, de forma que se consolidou o entendimento de que a assinatura eletrônica certificada por entidade não credenciada na ICP-Brasil não retira a eficácia de título executivo do documento.

Além disso, a presença de testemunhas se mostra prescindível, de forma que se faz necessária somente a assinatura eletrônica conferida por provedor de assinatura.

Tal alteração se mostra extremamente benéfica ao cenário jurídico atual, estando em congruência com as demandas da nova era digital, considerando a realidade comercial, que se utiliza a todo momento de serviços em sede virtual.  

O CMT Advogados ocupa posição de destaque e de liderança na área de direito empresarial, com uma crescente presença e distinção nos principais centros de negócios do país, sendo reconhecido pelas principais publicações nacionais e internacionais de rankings de escritórios de advocacia, tais como Chambers & Partners, Legal 500, Análise Advocacia e Chambers & Partners como um dos melhores escritórios de advocacia do Sul em direito empresarial.

Reconhecimentos