Client Alert: Novos diretores da Anvisa são nomeados - CMT Adv - Carvalho, Machado e Timm Advogados
Pular para o conteúdo
Início » Client Alert: Novos diretores da Anvisa são nomeados

Client Alert: Novos diretores da Anvisa são nomeados

Presidência da República publica a nomeação dos 3 novos diretores da Anvisa para mandato nos próximos 5 anos.

Por Danielle BittencourtBianca Boaventura e Rafael Almeida

Nesta sexta-feira, 29 de agosto de 2025, o Presidente da República publicou, no Diário Oficial da União, os Decretos de 28 de agosto de 2025, que nomeiam os três novos diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, que ocuparão os cargos vagos desde o final de 2024. São eles:
 
1) Leandro Pinheiro Safatle, que ocupará a vaga de Antônio Barra Torres; 
2) Daniela Marreco Cerqueira, que ocupará a vaga de Meiruze Sousa Freitas; e 
3) Thiago Lopes Cardoso Campos, que ocupará a vaga de Alex Machado Campos. 
 
Com as nomeações, a Diretoria Colegiada da Anvisa retoma sua composição integral de cinco membros, incluindo os atuais diretores Daniel Meirelles Fernandes Pereira e Rômison Rodrigues Mota.
 
Os novos diretores trazem repertórios profissionais diversificados, contribuindo para a capacidade técnica e a pluralidade de perspectivas da Agência.
 
Perfil dos novos diretores
 
Durante a sabatina no Senado Federal, em 13 de agosto de 2025, os indicados destacaram a necessidade de a Anvisa acompanhar a inovação e reduzir as filas de análise.
 
Os novos diretores reafirmaram o atual contexto regulatório, marcado, conforme explicitou Leandro Safatle, por “inovações tecnológicas constantes e aceleradas”, das quais, nas palavras de Thiago Campos, é necessário que a Anvisa acompanhe a evolução do mercado “sem perder de vista a sua missão maior de proteger a saúde do povo brasileiro”. Para isso, nas palavras de Daniela Marreco, é premente que a Anvisa promova “regras flexíveis o suficiente para permitir o desenvolvimento e garantir a segurança sanitária“.
 
Leandro Safatle, economista formado pela UnB, é servidor público federal desde 2011. Passou pela Anvisa, Fiocruz e pelo Ministério da Saúde, onde ocupa, desde 2024, o cargo de secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.
 
Leandro afirmou que trará uma visão ampla das cadeias estruturais, regulatórias e de mercado, focada na eficiência e na integração para enfrentar os desafios da ANVISA, quais sejam: a redução das filas de análise; enfrentamento do déficit de servidores e a adequação do corpo de trabalho, fatores que afetam os prazos de análise, gerando a fila e, consequentemente, o atraso ao acesso à novos produtos.
 
O novo Diretor-Presidente apontou como possíveis estratégias para enfrentamentos das atuais dificuldades da Agência a: (i) reorganização dos processos e reestruturação da gestão; (ii) adequação da recomposição da força de trabalho: e a (iii) modernização dos sistemas e ferramentas, através da implementação de sistemas de informação atualizados e que utilizam IA.
 
Além disso, destacou o objetivo de fomentar a inovação e apoiar a ampliação na produção nacional de produtos, propondo aliar a Anvisa com órgãos de governo envolvidos no desenvolvimento nacional e políticas públicas; e apoiar parcerias, comitês participativos para auxiliar na tomada de decisões.
 
O discurso de Leandro também foi marcado por seu posicionamento por uma Anvisa (i) mais participativa e atenta às demandas da sociedade e do setor regulado, a fim de que participem do processo de formação e qualificação dos servidores e do setor regulado; e integrada com os entes municipais e estaduais, de forma a legitimar a atuação da VISA como um todo.
 
Safatle assumiu, por fim, o compromisso em aperfeiçoar o modelo regulatório, a fim de acelerar os processos, estimular a inovação, dar confiança e estabilidade ao setor regulado e promover a soberania nacional, oferecendo produtos seguros.
 
Daniela Marreco, bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela UnB (Universidade de Brasília), mestra e doutora em Biologia Molecular, além de especialização em Saúde Coletiva pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), é servidora na Anvisa desde 2006, exercendo o cargo de especialista em regulação e vigilância sanitária. Atualmente, é secretária-executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.
 
Com 18 anos de trajetória na Anvisa, Daniela Marreco afirmou ter “alcançado a maioridade” dentro da Agência, destacando que vivenciou o “chão de fábrica” da Anvisa e conhece bem os processos de trabalho. Sua experiência inclui projetos como as Parcerias para Desenvolvimento Produtivo (PDPs) e a modernização da CMED.
 
Daniela afirmou que reconhece a realidade da Agência, destacando a necessidade de enfrentamento da fila de registros, redução da burocracia e a implementação de regras flexíveis que permitam o desenvolvimento tecnológico e que garantam a segurança sanitária.
 
Thiago Campos, advogado sanitarista, com especializações em Gestão Empresarial, Gestão de Políticas de Saúde e Direito Sanitário. Atualmente, é coordenador da consultoria jurídica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e conselheiro titular do Conselho Estadual de Saúde da Bahia. Passou pelo Ministério da Saúde, atuando como gerente de projetos da Secretaria de Atenção à Saúde e diretor de programa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde.
 
O novo Diretor afirmou ter uma forte ligação com o SUS, destacando que existem valores inegociáveis na saúde, valores como a ciência, coragem e escuta qualificada. Sua experiência no SUS também moldará seus trabalhos na Agência, uma vez que o advogado defende uma “Anvisa do SUS, para o SUS e voltado para a saúde da população”.
 
Neste sentido, Thiago apontou a imprescindibilidade do fortalecimento pela Anvisa da Análise de Impacto Regulatório, em vista do seu objetivo de entender os impactos sanitários, sociais e econômicos decorrente da regulação, o que traz legitimidade e sensibilidade à Agência.
 
No que diz respeito ao cenário regulatório, Thiago arguiu que o momento atual demanda uma Anvisa conectada com o desenvolvimento econômico do país e compromissada com o bem-estar da coletividade.
 
Por fim, Thiago Campos assumiu o compromisso de seguir 3 diretrizes durante sua atuação na Agência: (i) tomar decisões sempre pautadas pelo critério técnico; (ii) assegurar transparência e promover diálogo permanente; e (iii) fortalecer a integração interinstitucional, articulando o sistema nacional de vigilância nacional junto aos estados e municípios.
 
O time de regulatório-sanitário do CMT está atento às movimentações da Anvisa e encontra-se apto a apoiar o agente regulado, sempre que necessário. 
 
Fontes:
 
Notas Taquigráficas da Sabatina no Senado Federal, disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/notas-taquigraficas/-/notas/r/13798.
 
Mensagem (SF) n° 91, de 2024, que submete à apreciação do Senado Federal, o nome do Senhor Leandro Safatle, para exercer o cargo de Diretor-Presidente da Anvisa, disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/166754.
 
Mensagem (SF) n° 35, de 2025, que que submete à apreciação do Senado Federal, o nome do Senhor Thiago Campos, para exercer o cargo de Diretor da ANVISA, disponível em: https://legis.senado.leg.br/atividade/comissoes/comissao/40/reuniao/13798/item/99374.
 
Mensagem (SF) n° 90, de 2024, que que submete à apreciação do Senado Federal, o nome da Senhora Daniela Marreco, para exercer o cargo de Diretora da ANVISA, disponível em: https://legis.senado.leg.br/atividade/comissoes/comissao/40/reuniao/13798/item/99372.

O CMT Advogados ocupa posição de destaque e de liderança na área de direito empresarial, com uma crescente presença e distinção nos principais centros de negócios do país, sendo reconhecido pelas principais publicações nacionais e internacionais de rankings de escritórios de advocacia, tais como Chambers & Partners, Legal 500, Análise Advocacia e Chambers & Partners como um dos melhores escritórios de advocacia do Sul em direito empresarial.

Reconhecimentos

selos-cmt-analise-advocacia-2025
analise-regional-2025
selos-cmt-abl-2025